Hoje é -

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Projeto a Importância da Matemática

 Por: Professora: Jocenilma

Justificativa

Este projeto tem por finalidade levar os alunos o conceito da matemática, e suas principais características e a importância dela estão presente em todas as atividades do nosso dia a dia. Ela pode ajudar o aluno a analisar, compreender situações e tomar decisões diante das mais diversas questões da vida social. Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma dinâmica, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo.

Optei por este projeto para apresentar a matemática de forma simples, atraente e motivadora, sem fazer concessão ao simplismo e á banalização. Desta forma vamos aperfeiçoar o nosso raciocínio lógico-matemático e assim seremos bem mais eficientes na resolução dos problemas e na tomada de decisões.

Objetivo Geral

Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Matemática” e fazer o aluno pensar produtivamente e, para isso, nada melhor que apresentar-lhe situações problema envolventes, desafiadoras, motivadoras, que o impulsione a querer resolvê-las.

Objetivos Específicos

Levar os alunos à:
• Conhecer o significado da importância da matemática;
• Desenvolver a habilidade de elaborar um raciocínio lógico utilizando de forma inteligente e eficaz os recursos disponíveis;
• Adquirir competência para propor boas soluções ás questões que surgem em seu dia a dia, na escola ou fora dela;
• Estimular o aluno para que pense, racione, crie, relacione idéias, descubra e tenha autonomia de pensamento através de desafios, jogos, quebra-cabeça, problemas curiosos etc;
• Trabalhar a matemática por meio de situações problemas próprios da vivencia do aluno e que façam realmente pensar, analisar, julgar e decidir pela melhor solução.

Metodologia

• Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque;
• Trabalhar o desenvolvimento de uma atitude positiva em relação à matemática;
• Reforçar a auto-estima do aluno na resolução de problemas;
• Aumentar o interesse por diferentes maneiras de solucionar um problema;
• Estimular o aluno para que pense, raciocine, através de cruzadinhas, desafios, jogos, quebra-cabeça, problemas curiosos etc;
• Enfatizar igualmente os grandes eixos temáticos da matemática: números e operações, álgebra, espaço e forma (geometria), grandezas e medidas e tratamento da informação (estatística e probabilidade) e, de preferência trabalhá-los de modo integrado;
• Serão realizadas atividades envolvendo a confecção com desenhos, mensagens, produção de textos e expressões artísticas sobre a “Matemática”.



Orientação Didática

Primeiramente, será feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.

Posteriormente, serão desenvolvidos vários trabalhos didáticos em sala de aula, envolvendo o tema em destaque, os alunos realizarão várias atividades tais como: visualizar a importância da matemática, pintura, jogos, desafios, cantar músicas sobre a matemática etc.

Aula expositiva ministrada por alunos e professor.


Recursos Utilizados

• Dvd;
• Revistas;
• Livros didáticos;
• Tesoura;
• Cola;
• Pincéis;
• Apagador;
• Quadro verde;
• Televisão;
• Papel ofício;
• Lápis de cor.


Culminância

Os alunos finalizarão o projeto fazendo uma demonstração de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto para os demais sala de aula. Os alunos ficarão com o seu potófolio de lembrança confeccionado por eles mesmos.

Avaliação

A avaliação será feita através de registros por parte da professora, frente as atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto. Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.

Na organização do portifólio e nas resoluções de situações problemas.

Referências Bibliográficas


PCN’s
Revista Novos Rumos: “Professora Jocenilma”
Projeto Primeiro Aprender
Livro Didáticos: Matemática fazendo a diferencia”.




Imagens retiradas dos sites: 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhV5KsD0A21MegJ9mgcY7vtBVyZj0pATe-B6X-4rkb_csAUbVWvQgaeEAex2VUxfnj9UgL36O712HEpo-joZm8GCiWtC9OoDanCknSiS4KWcI05ffLw8SWiotIEEZvhmJi22JEPM2xYIKmc/s320/matematica+01.gif
http://gcncomunica.files.wordpress.com/2008/11/melhores_livros1.jpg
http://www.moodle.ufba.br/file.php/8925/imagens/audiovisual.jpg